PÁGINA INICIAL


Autor
VALENTIN CARRION   (1931-2000)
Obra
Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho

Sobre a obra, sobre o autor...

Pela Editora Saraiva

   O Autor foi Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP, Doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madrid. Foi professor com estágio na Faculdade de Direito e de Ciências Econômicas de Paris e no Tribunal de Grande Instância de Versalhes. Professor titular de Direito Processual do Trabalho da Faculdade de Direito Laudo de Camargo da Universidade de Ribeirão Preto. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho da Universidade Mackenzie, São Paulo. Membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho, da Academia Paulista de Direito, do Instituto de Direito Social, da Asociación Iberoamericana de Derecho del Trabajo e do Instituto Latinoamericano de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social. Ordem do Mérito Judiciário, concedida pelo Tribunal Superior do Trabalho. Juiz Togado de carreira do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, do qual foi Corregedor e Vice-Presidente. Estagiou na Columbia University of New York, junto ao Professor Mark Barenberg.

   A obra defende posições inconformistas sem deixar de apresentar a jurisprudência e a doutrina mais significativas.

   O jurista Antônio Lamarca escreveu, referindo-se à obra: "Condensar num livro só, de fácil manuseio, todo o vasto material da CLT e leis complementares, ...dizer o essencial... e conseguir ser original e expender idéias próprias, eis a consagração...".

   "O livro de cabeceira dos profissionais do Direito do Trabalho", o qualificou o Ministro do TST, Marcelo Pimentel.

   "...ao mesmo tempo, prática, informativa e reveladora de alta dose de juridicidade", a qualificou o mestre Arnaldo Süssekind.

   Disse o Ministro Coqueijo Costa, do TST: "...é tarefa louvável a de Valentin Carrion, persistir atualizando constantemente seus Comentários à Consolidação, exigida com avidez pelo seu grande público leitor...".

   "...obra que cada vez mais admiro... Comentários claros, precisos, objetivos, comme il faut...", manifestou Arion Sayão Romita, professor das Universidades Federal do Rio de Janeiro, do Estado do Rio de Janeiro e Presidente Honorário da Academia Nacional de Direito do Trabalho.

   E o Ministro do TST Indalécio Gomes Neto: "...O conteúdo e a importância de seu trabalho são históricos, na medida em que, há muito, acompanha o aluno universitário, o advogado, os magistrados, todos que se entregam ao árduo ofício de conhecer e bem aplicar o Direito...".

   O Autor, além de artigos e teses sobre Direito Processual, inclusive "Sentenças Incompletas", pela Universidade Complutense de Madrid, e Direito do Trabalho, publicou:

Nova Jurisprudência em Direito do Trabalho
   (volumes semestrais, repertório oficializado pelo TST).

Fundou e dirigiu a Revista Synthesis (Direito do Trabalho Material e Processual), a Revista Trabalho & Doutrina (Saraiva) e a Revista Trimestral de Jurisprudência do TRT/SP.

 

VOLTAR

TOPO